terça-feira, 20 de novembro de 2012

Instalação do LATEX no blog

Com a ajuda da postagem Instalando Latex no Blogger, conseguirei postar os cálculos matemáticos aqui mesmo sem a necessidade de copiá-los do Word para o PowerPoint, convertê-lo em figura e depois postar como imagem aqui no blog.

Facilitou meu trabalho, pois tenho os conhecimentos básicos da linguagem Latex. Vejam um exemplo:

$$x = \frac{-b \pm \sqrt{b^2-4ac}}{2a}$$

sábado, 17 de novembro de 2012

Planilha de resolução de uma Equação do 2.º Grau Qualquer

$$\text{Hoje apresentarei a vocês uma planilha que resolve qualquer equação} \\ \text{do 2º grau em que} S \in \mathbb{R} \textbf{, de maneira detalhada} \text{ e que ainda} \\ \text{ emite o gráfico da função.}$$



Veja nesse link:  Planilha.


sábado, 10 de novembro de 2012

Planilha que auxilia na resolução de adição e subtração de frações

Tem problema na resolução de adição e/ou subtração de frações com denominadores diferentes? Seus problemas terminaram ao utilizar uma planilha eletrônica que resolve essas operações com frações. Melhor ainda é o fato de dar essa resolução detalhada.



Baixe essa planilha no link abaixo e mãos à obra!!!
https://www.box.com/files/0/f/0/1/f_3928540006


Resolvendo Equações do 1º Grau

Agora vamos orientar como resolver uma equação do 1.º Grau.

A resolução dessas equações permeiam em torno das seguintes regras:
•  Os termos que possuem a incógnita ficam no primeiro membro;
•  Os termos que não possuem a incógnita ficam no segundo membro;
Mudou de um membro para o outro, muda a operação (adição Û subtração; multiplicação Û divisão; potenciação Û radiciação)

No entanto, (não é o correto, mas serve para memorizar), há uma rima que lembra a regra de arrumação de uma equação do 1.º grau. É a seguinte:

"O que tem letra – antes do igual
O que não tem letra – depois do igual
Mudou de lado – Mudou o sinal"

Vale lembrar que, na verdade, não se muda o sinal, mas a operação...

A seguir, alguns exemplos de Equação do 1.º Grau resolvidos...




Espero ter contribuído para mais essa aprendizagem!!!

Multiplicação Diferente

Vamos aprender como multiplicar sem a necessidade de usar o algoritmo da multiplicação, ou seja, "sem armar a conta".

Trata-se da Gelosia, que consiste num método desenvolvido por matemáticos hindus, que se realiza por meio de tábuas quadriculadas. Tempos depois, os árabes levaram essa maneira de multiplicar para a Europa, o qual ficou conhecido como Gelosia (significando “inveja”, em italiano). Consiste em dividir um quadrilátero em colunas (representando cada algarismo do multiplicando) e linhas (representando os algarismos do multiplicador) formando quadrados.

Acima da tabela (de cada quadrado) é colocado cada algarismo do multiplicando da esquerda para a direita. Ao lado esquerdo dela, agora de baixo para cima, é posto cada um dos algarismos do multiplicador. Em seguida, cada quadrado é cortado na diagonal da esquerda acima à direita abaixo, dividindo-o ao meio exato. Em seguida, são multiplicados os fatores de cada linha pelos das colunas, cujos resultados devem possuir dois algarismos, por exemplo, 3 x 4 = 12 ficando o algarismo das dezenas na diagonal esquerda e o das unidades na diagonal direita (caso não possua o algarismo da dezena, inclui o zero para representá-lo, como em 3 x 2 = 06).

Finalmente, são somados os algarismos ao longo das diagonais conforme o último passo da figura a seguir, começando com a primeira diagonal da direita acima. Se acaso alguma soma for maior que 9, passa o algarismo das dezenas para ser somado com os algarismos da próxima diagonal. O produto será o número formado pelos algarismos adquiridos das somas, sendo lidos da esquerda abaixo até a direita acima.


Boa sorte agora nas próximas multiplicações!!!

Uma maneira diferente de dividir

Sempre teve problemas em resolver divisões? Posso dizer que agora seus problemas terminaram. Apresentarei uma maneira diferente de dividir, utilizando, com o auxílo da tabela multiplicativa, somente 1, 2 e 5, no quociente, bem como as dezenas, centenas... formadas por eles (10, 20, 50, 100, 200, 500 etc.), de modo que para saber o resultado basta adicionar as parcelas. (VEJA A FIGURA ABAIXO).

 
Funciona também com divisões não exatas!!!

 
Espero que tenham gostado e APRENDIDO!!! Até a próxima dica...